A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que contém todos os registros empregatícios de um trabalhador, com informações e anotações como: admissão, demissão, experiências, remuneração, dentre outras.
De acordo com a Lei 13.874/2019, a CTPS passou a ser emitida de forma DIGITAL, em substituição à física, com objetivo de modernizar banco de dados e facilitar as informações aos trabalhadores que terão o documento sempre à mão para consulta.
A CTPS constitui importante meio de prova, não apenas da relação trabalhista, impactando também na prova das relações previdenciárias, sendo documento comprobatório solicitado em diversas demandas administrativas e judiciais.
Dúvida bastante frequente que recebemos ao solicitar o documento é se a CTPS DIGITAL substitui a (s) CTPS física (s) anteriores?
Em tese, a CTPS DIGITAL deve sim apresentar os contratos de trabalho antigos e novos. No entanto, é extremamente recomendável a guarda da CTPS em formato físico, diante da possibilidade de divergências de dados cadastrais na digital.
Essa dica foi útil para você? Se sim compartilha!
Se tiver dúvidas, deixa aqui nos comentários!